Notícias - Singular Marcas e Patentes

NOTÍCIAS


11

Dez / 2014

Xiaomi quer fechar acordo com a Ericsson sobre as patentes violadas

Recentemente, noticiamos que a Xiaomi havia entrado em conflito com a Ericsson. Ao que tudo indicava, a chinesa havia violado patentes da outra companhia. Como punição, a dona da MIUI havia sido proibida de vender seus produtos na Índia. Imediatamente, a asiáticaprocurou fechar um acordo para poder usar as propriedades intelectuais infringidas. A ação da Xiaomi foi tão rápida quanto fora a da própria justiça. Inclusive, autoridades policiais indianas haviam já visitado o escritório da chinesa na Índia para verificar se as vendas e importações de produtos da companhia haviam sido realmente interrompidas. A saída para a fabricante, portanto, foi procurar fechar um acordo. E a urgência se deve por um motivo muito simples. O mercado indiano, pois, é um dos mais importantes do mundo. Com seus preços baixos e aparelhos de boa qualidade, a Xiaomi estava tendo um excelente começo naquele país, esgotando seus estoques em segundos.

Fonte: TUDO CELULAR

01

Dez / 2014

Nome de Jobs consta em 141 novas patentes desde sua morte

Steve Jobs, co-fundador e ex-CEO da Apple, faleceu em 2011 em decorrência de um câncer no pâncreas. Desde então, Jobs ganhou o direito a 141 patentes. A observação foi feita pela revista Technology Review, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Steve Jobs tem, ao todo, 458 patentes registradas em seu nome. Muitas delas, portanto, foram aprovadas depois de sua morte. A primeira patente na qual consta o nome de Jobs é de novembro de 1983. Ela se chama simplesmente “Computador pessoal”. A mais recente é “Dispositivo eletrônico portátil com cabo de aterramento”, que ele divide com 21 outras pessoas, em nome da Apple. O campo de patentes de Jobs é muito amplo. Outra recente se trata de uma construção de metal e vidros em forma de cubo. Na prática, a patente se transformou na entrada da Apple Store da Quinta Avenida, em Nova York. O nome de Jobs também aparece em uma patente de um iate gigante, de 80 metros. Apesar do grande número de patentes, um especialista na área disse à Technology Review que o fato não faz, automaticamente, de Jobs um dos maiores inventores da história. Para o especialista Florian Mueller, Jobs seria um dos maiores, desde que o termo inventor fosse pensado de forma ampla. “Estou convencido que se grandes inventores americanos como Edison, Bell e Whitney olhassem para as conquistas e contribuições de Steve Jobs, eles sem dúvidas respeitariam Jobs pelo que ele fez, mas não considerariam Jobs como um deles”, explica Mueller.

Fonte: EXAME

07

Out / 2014

Número de patentes registradas pela UFJF cresce quase 1000% em 6 anos

O número de patentes registradas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) cresceu de sete para 77 em seis anos. Isso representa um crescimento de 1.000%. Na Zona da Mata, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) tem 140 depósitos de patentes e, no Campo das Vertentes, a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), 24. As pesquisas podem ser transformadas em serviços e produtos para a população. Para a diretora regional do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, Nádia Raposo, a inovação representa uma vantagem competitiva para as empresas. “Não só localmente como em âmbito nacional. E hoje a gente já percebe esses avanços através de tecnologias desenvolvidas na UFJF no cenário nacional”, explicou.

Para a cirurgia de retirada de tumor na mama ser mais eficaz, um grupo de pesquisadores criar um sistema para facilitar a localização. A tecnologia permite levar, com uma seringa, até o ponto da lesão, um líquido, que é semelhante a um contraste mais avançado. A ideia tornou-se um kit que já é industrializado. “O que nós fizemos foi desenvolver um produto que confirma que a área suspeita na mamografia vai ser retirada corretamente. Essa certeza significa uma precisão maior da cirurgia”, disse o pesquisador Geraldo Vitral. Outra ideia que pode ir para o mercado foi desenvolvida no laboratório de Engenharia Elétrica da UFJF. O protótipo é um modem capaz de levar a internet até as casas usando cabos da rede elétrica de energia. Foram três anos de pesquisa para desenvolver a tecnologia, que só existia nos Estados Unidos, França, Espanha e Japão. “A tecnologia que faz a transmissão de dados via rede elétrica permite que utilizar toda a infraestrutura que a pessoa tem em casa. E quando você faz isso é como se conectasse o modem, que está conectado ao computador, na rede elétrica”, explicou o pesquisador Moisés Ribeiro.

18

Set / 2014

Airbus cria óculos de realidade virtual para aviões

São Paulo – A Airbus, uma das maiores fabricantes de aviões comerciais do mundo, quer mudar a maneira como voamos. Convenhamos, viajar é legal, mas voar é uma experiência chata (a não ser que seja na primeira classe). É preciso passar horas sentado em cadeiras espremidas sem muito que fazer. Mas a Airbus registrou uma nova patente no escritório de patentes dos Estados Unidos. Ela descreve um capacete de realidade virtual para ser usado dentro de um avião. O termo usado pela Airbus no registro da patente é “isolamento sensorial”. Em resumo, a ideia é uma espécie de capacete acoplado à poltrona do avião. O capacete pode ser puxado das cadeiras para cobrir a parte superior da cabeça dos passageiros. Junto com o visor, a Airbus descreve um fone com isolamento acústico, além de uma máquina para criação de cheiros artificiais. Um teclado também poderia ser usado para que o passageiro realizasse trabalhos. Também estariam disponíveis filmes, que poderiam ser vistos em 3D. Assim como em qualquer outro caso, um registro de patente não significa que a ideia de fato chegue ao mercado. De qualquer maneira é interessante pensar que um capacete de realidade aumentada pode ser a salvação para aqueles que morrem de medo de voar.

Fonte: EXAME

06

Ago / 2014

Samsung e Apple abandonam briga de patentes fora dos EUA

São Paulo – Uma fabricante de smartphones chinesa afirma que a Apple copiou odesign de seus aparelho para fazer os novos iPhones. A DigiOne publicou uma carta na qual ela afirma que a Apple pode ter infringido algumas patentes da empresa – que são registradas na China. A DigiOne afirma que havia enviado uma carta à Apple antes do lançamento doiPhone 6. A carta alertava a Apple sobre a semelhança estética entre seu novo modelo de smartphone e os aparelhos da DigiOne, em especial o 100+ V6. “Nós acreditamos que uma comunicação com boa vontade pode ajudar a resolver disputas legais em potencial”, escreve a empresa na carta. A empresa ainda afirmava que esperaria um contato da Apple. A mensagem foi enviada pela parte de contatos do site da Apple. A DigiOne vende produtos de baixo custo na China. O smartphone com aparência similar ao iPhone 6 sai por 799 yuan, o equivalente a 130 dólares. O produto roda Android e tem uma tela de 5,5 polegadas (mesmo tamanho do iPhone 6 Plus). A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: G1

1 2

Av. São Paulo, 1312 - Salas 20 e 21
Gal. Notre Dame - Zona 1 - Cep. 87013-040 - Maringá - PR